SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E O DESAFIO DAS AULAS NÃO PRESENCIAIS NA PANDEMIA DO COVID-19

 

Publicado em: 31/07/2020 00:00

Whatsapp

 

A Secretaria Municipal de Educação do Município de São Manoel do Paraná, busca estratégias para manter o aprendizado dos estudantes e crianças matriculados na rede municipal.

As aulas presenciais estão suspensas desde o dia 20 de março de 2020, logo após a Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciar que a Covid-19 se tratava de uma pandemia, com expressiva mortalidade em vários países.

O calendário escolar foi alterado antecipando, primeiramente o recesso escolar para o período de 20/03/2020 a 05/04/2020 para toda rede municipal. E na sequência inicia as aulas não presenciais. O qual segue reorganizado para homologação, com atendimento não presencial e será automaticamente finalizado por meio de ato do Governador do Estado do Paraná que determine o encerramento do período de suspensão das aulas presenciais ou por expressa manifestação do Conselho Estadual de Educação do Paraná.

As ações na Escola Monteiro Lobato - Ensino Fundamental Anos Iniciais, tem início em 06 de abril com planejamento de organização metodológica para levar até os estudantes os conteúdos escolares de forma não presencial. Na organização das aulas foi criado um grupo de WhatsApp para cada turma com os   professores da turma, os pais/alunos/ a coordenação pedagógica da instituição de ensino, onde o professor deverá postar e orientar os estudantes diariamente as atividades dos componentes curricular, organizados conforme o horário semanal do estudante.

E a partir do dia 13 de abril os estudantes iniciam as atividades não presenciais,  e atividades retroativas referente ao período do dia 06/04/2020 à 10/04/2020. E na continuidade do processo de ensino aprendizagem, as famílias comparecem a escola para retirar quinzenalmente o material impresso com as propostas de estudo aos estudantes. Contamos com um cronograma de atividades com momentos distintos para evitar aglomeração de pessoas. As datas de entrega inicialmente foram distribuídas em mais dias, depois com as medidas de segurança mais estruturadas foram ajustadas para períodos mais distantes.

As atividades seguem planejadas conforme o projeto político pedagógico curricular da instituição de ensino, tendo como material de apoio atividades impressas e o próprio livro didático do estudante, submetidas ao controle de frequência do aluno, através de atividades orientadas diariamente por meios alternativos de áudios ou vídeos explicativos sobre o conteúdo de cada componente curricular, com base no planejamento escolar.

As atividades de formação e orientação acontecem através Google Meet e Google formulários. E quando necessário o professor e equipe pedagógica, mediante grupos de escala evitando aglomeração se reúne na instituição de ensino para acompanhamento, orientações e controle do diário do professor, assim como frequência dos alunos e possíveis ajustamentos nas metodologias e atividades propostas pelo professor à turma.

Para a Educação infantil, o Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Príncipe, segue uma organização de atividades como forma de manutenção do vínculo, com orientações relacionadas a saúde, bem estar, aprendizagem e desenvolvimento das crianças neste momento de afastamento social. Há entrega de atividades para as famílias mensalmente para auxiliar nas interações e brincadeiras próprias da infância, tais atividades orientadas através de grupo de Whatsapp para cada  turma.

A Merenda escolar ganha uma nova organização com a suspensão das aulas não presenciais. Os gêneros alimentícios perecíveis e não perecíveis estocados nas escolas ou depósitos, são organizados em “Kits Emergenciais de Alimentação Escolar”, destinados aos pais ou responsáveis dos estudantes e crianças devidamente matriculados nas escolas públicas de educação básica mantidas pelo Município, que recebem Bolsa Família e estão em situações de vulnerabilidade.

A educação segue neste momento estudando as legislações e protocolos para um possível retorno das aulas presenciais, de forma a assegurar a saúde e bem estar de toda comunidade escolar.